-
Arquitectos: MJ Architectes
- Ano: 2012
-
Fotógrafo:Michael Jan,
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é a extensão de uma casa tradicional, que se encontra na sala de estar e jantar. A casa ficou pequena com a chegada de um novo bebê na família. A única limitação programática imposta pelo cliente era a conexão da extensão através da cozinha ou na área de entrada da casa.
A casa da família do avô, que é agricultor, encontra-se na área agrícola. A arquitetura da área é dedicada à agricultura. Há um arquétipo respeito ao tipo “tradicional” de residências, há edifícios anexos da granja que podem ser similares a casas grandes, pequenas naves ou estufas pequenas.
A casa existente é composta por dois frontões que deixam uma parte importante do terreno sem ser utilizado. Na parte oeste, um espaço subterrâneo está ocupado pela rede de água e a caixa de gordura. A ampliação é também uma ocasião para honrar a paisagem através da arquitetura, e colocar em prática uma linguagem arquitetônica com o fim de estimular a imaginação, que corresponde a uma agricultura que está florescendo.
O solo está formado por sedimentos arenosos. Foi escolhida uma construção que emerge fora da terra com o fim de evitar um forte impacto no solo. Os clientes esperam uma arquitetura pesada e tradicional, enquanto que a paisagem inspira leveza. Uma vez estabelecida a linguagem agrícola, estuda-se o vocabulário, o que nos inspira nas férias e leveza: caixas de madeiras na praia e na areia.
Escolhemos a madeira, que é leve e termicamente muito interessante. A vantagem é também possuir um canteiro de obras seco e rápido. São 15x4 metros, pouca magnitude. A estrutura é composta de oito bases de concreto para cimentos, piso de madeira, paredes de madeira que se acoplam ao solo, uma forma rígida ao norte de madeira, e uma de vidro ao sul com um tirante composto de aço inoxidável. Por último, um teto sem molduras.
Todas as fachadas são articuladas por ripas de madeiras e verniz branco. O teto é de aço corrugado galvanizado. O exterior desenhado pelas ripas de madeira serrada contrasta com um interior que é tranquilo, suave, liso e ligeiramente brilhante. O solo é de madeira de pinho, simples.
O volume é aberto para o jardim ao oeste e da mesma forma para o leste no pátio grande, que está protegido graças ao frontão da casa existente. A fachada sul estará integramente aberta a modo de entregar uma proteção solar eficaz. Na área entre a casa existente e a extensão há um pátio falso. Este pátio é uma resposta às limitações climáticas desta região (zona protegida do vento durante todo o ano e do sol no verão).